Psalm 83 | O Livro Nova Versão Internacional

Psalm 83 | O Livro

Salmo e Cântico de Asafe.

1 Ó Deus, não fiques em silêncio! Não feches os ouvidos nem fiques impassível ao nosso apelo. 2 Os teus inimigos agitam-se; os que te aborrecem levantam a cabeça com arrogância. 3 Com astúcia conspiram contra o teu povo, contra os teus protegidos. 4 “Venham”, dizem, “vamos riscar Israel do mapa, de forma a que mais ninguém se lembre da sua existência!” 5 Esta foi a decisão unânime que tomaram e assim todos se aliaram contra ti. 6 Os de Edom e os ismaelitas; os de Moabe e os hagarenos. 7 Os povos de Gebal, Amon, Amaleque e da Filisteia, e ainda os habitantes de Tiro. 8 Também a Assíria fez aliança com eles; aliou-se com os descendentes de Lot. (Pausa) 9 Faz com eles, Senhor, o que fizeste com os midianitas ou com Sísera, e com Jabim junto ao ribeiro de Quisom. 10 Como fizeste com os teus inimigos em En-Dor, cujos corpos vieram a servir de estrume. 11 Faz aos grandes senhores deles o mesmo que a Orebe e a Zeebe; que todos os seus chefes morram como Zeba e Zalmuna. 12 Estes disseram: “Ficaremos com essas belas terras de Deus!” 13 Ó Deus, sopra-os como pó, como palha ao vento. 14 Como o fogo numa floresta, que tudo queima de montanha em montanha. 15 Da mesma forma, a tua tempestade os persiga, com vendavais e ciclones. 16 Sintam-se envergonhados pela sua conduta reprovável e reconheçam o poder e a força do teu nome, SENHOR. 17 Que qualquer empreendimento deles seja sempre um fracasso; sejam abatidos pela vergonha, sejam, enfim, derrotados! 18 Para que saibam que só tu tens o nome de SENHOR; tu que estás acima de tudo e de todos sobre a face da Terra!

O Livro TM Copyright © 1981, 1999, 2017 by Biblica, Inc. Used with permission. All rights reserved worldwide. “Biblica”, “International Bible Society” and the Biblica Logo are trademarks registered in the United States Patent and Trademark Office by Biblica, Inc. Used with permission.

Nova Versão Internacional

Uma canção. Salmo da família de Asafe.

1 Ó Deus, não te emudeças; não fiques em silêncio nem te detenhas, ó Deus. 2 Vê como se agitam os teus inimigos, como os teus adversários te desafiam de cabeça erguida. 3 Com astúcia conspiram contra o teu povo; tramam contra aqueles que são o teu tesouro. 4 Eles dizem: “Venham, vamos destruí-los como nação, para que o nome de Israel não seja mais lembrado!” 5 Com um só propósito tramam juntos; é contra ti que fazem acordo 6 as tendas de Edom e os ismaelitas, Moabe e os hagarenos, 7 Gebal*, Amom e Amaleque, a Filístia, com os habitantes de Tiro. 8 Até a Assíria aliou-se a eles, e trouxe força aos descendentes de Ló. Pausa 9 Trata-os como trataste Midiã, como trataste Sísera e Jabim no rio Quisom, 10 os quais morreram em En-Dor e se tornaram esterco para a terra. 11 Faze com os seus nobres o que fizeste com Orebe e Zeebe, e com todos os seus príncipes o que fizeste com Zeba e Zalmuna, 12 que disseram: “Vamos apossar-nos das pastagens de Deus”. 13 Faze-os como folhas secas levadas no redemoinho, ó meu Deus, como palha ao vento. 14 Assim como o fogo consome a floresta e as chamas incendeiam os montes, 15 persegue-os com o teu vendaval e aterroriza-os com a tua tempestade. 16 Cobre-lhes de vergonha o rosto até que busquem o teu nome, SENHOR. 17 Sejam eles humilhados e aterrorizados para sempre; pereçam em completa desgraça. 18 Saibam eles que tu, cujo nome é SENHOR, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.