Psalm 80 | O Livro Nova Versão Internacional

Psalm 80 | O Livro

Salmo de Asafe. Segundo a melodia “Os lírios”. Para o diretor do coro.

1 Ó Pastor de Israel, inclina os teus ouvidos à minha súplica, tu que guias o teu povo como um rebanho, tu que habitas entre os querubins, mostra o teu poder, faz brilhar a tua glória. 2 Revela todo o poder que tens para salvar diante de todos os que são teus, diante de Efraim, de Benjamim e de Manassés. 3 Faz-nos voltar de novo para ti, ó Deus! Faz resplandecer a tua face sobre nós e seremos salvos! 4 Ó SENHOR, Deus dos exércitos, continuarás indignado, rejeitando a oração do teu povo? 5 Tens-nos sustentado com abundância de tristeza e lágrimas. 6 Transformaste-nos num objeto de desprezo para os nossos vizinhos; os nossos inimigos riem de nós, entre si. 7 Faz-nos voltar de novo para ti, ó Deus dos exércitos! Faz resplandecer a tua face sobre nós e seremos salvos! 8 Trouxeste-nos do Egito como se fôssemos uma delicada planta de videira; tiraste da terra os povos pagãos para nos plantares. 9 Limpaste o terreno e preparaste o solo; criámos raízes e enchemos a terra. 10 Os montes cobriram-se com a sombra das nossas habitações; a nossa força cresceu como ramos de cedros gigantes. 11 Estendemo-nos desde o grande rio; do Eufrates até ao mar. 12 Porque deixastes que os nossos muros fossem derrubados? Toda a gente que passa pelos nossos campos tira o que quer. 13 O javali e todos os animais selvagens nos devoram e nos devastam. 14 Ó Deus dos exércitos, volta-te para nós! Olha dos céus, vê a nossa aflição e visita esta vinha. 15 Sim, protege esta videira que tu próprio plantaste, que regaste e criaste. 16 Fomos queimados e cortados pelos nossos inimigos. Que eles pereçam pela tua desaprovação! 17 Seja a tua mão sobre o homem da tua destra, sobre o filho do homem que fortaleceste para ti! 18 E nunca mais te abandonaremos; Guarda a nossa vida e invocaremos o teu nome. 19 Ó SENHOR, Deus dos exércitos, faz resplandecer a tua face sobre nós e seremos salvos!

O Livro TM Copyright © 1981, 1999, 2017 by Biblica, Inc. Used with permission. All rights reserved worldwide. “Biblica”, “International Bible Society” and the Biblica Logo are trademarks registered in the United States Patent and Trademark Office by Biblica, Inc. Used with permission.

Nova Versão Internacional

Para o mestre de música. De acordo com a melodia Os Lírios da Aliança. Salmo da família de Asafe.

1 Escuta-nos, Pastor de Israel, tu, que conduzes José como um rebanho; tu, que tens o teu trono sobre os querubins, manifesta o teu esplendor 2 diante de Efraim, Benjamim e Manassés. Desperta o teu poder e vem salvar-nos! 3 Restaura-nos, ó Deus! Faze resplandecer sobre nós o teu rosto,* para que sejamos salvos. 4 Ó SENHOR, Deus dos Exércitos, até quando arderá a tua ira contra as orações do teu povo? 5 Tu o alimentaste com pão de lágrimas e o fizeste beber copos de lágrimas. 6 Fizeste de nós um motivo de disputas entre as nações vizinhas, e os nossos inimigos caçoam de nós. 7 Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos. 8 Do Egito trouxeste uma videira; expulsaste as nações e a plantaste. 9 Limpaste o terreno, ela lançou raízes e encheu a terra. 10 Os montes foram cobertos pela sua sombra e os mais altos cedros pelos seus ramos. 11 Seus ramos se estenderam até o Mar* e os seus brotos até o Rio*. 12 Por que derrubaste as suas cercas, permitindo que todos os que passam apanhem as suas uvas? 13 Javalis da floresta a devastam e as criaturas do campo dela se alimentam. 14 Volta-te para nós, ó Deus dos Exércitos! Dos altos céus olha e vê! Toma conta desta videira, 15 da raiz que a tua mão direita plantou, do filho* que para ti fizeste crescer! 16 Tua videira foi derrubada; como lixo foi consumida pelo fogo. Pela tua repreensão perece o teu povo!* 17 Repouse a tua mão sobre aquele que puseste à tua mão direita, o filho do homem que para ti fizeste crescer. 18 Então não nos desviaremos de ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome. 19 Restaura-nos, ó SENHOR, Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.