Psalm 60 | O Livro Nova Versão Internacional

Psalm 60 | O Livro

Salmo de David. Segundo a melodia “Os lírios”. Poema de instrução. Quando David lutou contra os arameus da Mesopotâmia e os arameus de Zobá, e Joabe, ao regressar, matou no vale do Sal doze mil edomitas.

1 Deus, tu rejeitaste-nos e dispersaste-nos; tens estado zangado connosco, mas volta-te de novo para nós. 2 Fizeste tremer esta terra, dividiste-a em pedaços; cura-a, pois está abalada até nos fundamentos. 3 Fizeste-nos passar por coisas muito duras; deste-nos a beber um vinho que enlouquece. 4 Deste uma bandeira a todos os que te temem, para que a levantem bem alto pela causa da verdade. (Pausa) 5 Salva-nos, para que o povo que amas seja livre! Ouve-nos e livra-nos pela força do teu braço! 6 Deus jurou pela sua santidade: “É justo que me encha de alegria; hei de repartir Siquem e medir o vale de Sucote. 7 Gileade e Manassés ainda são meus; Efraim é o apoio da minha força e Judá me dará governantes. 8 Moabe é para mim uma bacia de lavar e Edom como o sítio onde me descalço. Sobre a Filisteia bradarei vitória.” 9 Quem me conduzirá à cidade fortificada? Quem me guiará até Edom? 10 Deus o fará, ainda que nos tenha rejeitado e nos tenha abandonado aos exércitos do inimigo. 11 Auxilia-nos em tempos de aperto, pois de nada vale o socorro humano! 12 Com Deus faremos coisas formidáveis; ele esmagará os nossos inimigos.

O Livro TM Copyright © 1981, 1999, 2017 by Biblica, Inc. Used with permission. All rights reserved worldwide. “Biblica”, “International Bible Society” and the Biblica Logo are trademarks registered in the United States Patent and Trademark Office by Biblica, Inc. Used with permission.

Nova Versão Internacional

Para o mestre de música. De acordo com a melodia O Lírio da Aliança. Didático. Poema epigráfico davídico. Quando Davi combateu Arã Naaraim e Arã Zobá, e quando Joabe voltou e feriu doze mil edomitas no vale do Sal.

1 Tu nos rejeitaste e dispersaste, ó Deus; tu derramaste a tua ira; restaura-nos agora!** 2 Sacudiste a terra e abriste-lhe fendas; repara suas brechas, pois ameaça desmoronar-se. 3 Fizeste passar o teu povo por tempos difíceis; deste-nos um vinho estonteante. 4 Mas aos que te temem deste um sinal para que fugissem das flechas. Pausa 5 Salva-nos com a tua mão direita e responde-nos, para que sejam libertos aqueles a quem amas. 6 Do seu santuário* Deus falou: “No meu triunfo dividirei Siquém e repartirei o vale de Sucote. 7 Gileade é minha, Manassés também; Efraim é o meu capacete, Judá é o meu cetro. 8 Moabe é a pia em que me lavo, em Edom atiro a minha sandália; sobre a Filístia dou meu brado de vitória!” 9 Quem me levará à cidade fortificada? Quem me guiará a Edom? 10 Não foste tu, ó Deus, que nos rejeitaste e deixaste de sair com os nossos exércitos? 11 Dá-nos ajuda contra os adversários, pois inútil é o socorro do homem. 12 Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisoteará os nossos adversários.