Psalm 147 | O Livro Nova Versão Internacional

Psalm 147 | O Livro
1 Louvem o SENHOR! É bom cantar louvores ao nosso Deus! É agradável e justo louvá-lo! 2 O SENHOR restaura Jerusalém e faz regressar os exilados de Israel. 3 Conforta os que têm o coração quebrantado; ele cura as suas feridas. 4 Sabe o número exato das estrelas, chamando todas pelos seus nomes. 5 Por isso, o nosso Senhor é grande! O seu poder é absoluto! A sua sabedoria não tem limite! 6 O SENHOR dá força aos humildes, mas abate até ao pó os que praticam o mal. 7 Cantem-lhe cânticos de gratidão! Cantem louvores ao nosso Deus, acompanhados de harpa! 8 É por ele que o céu se cobre de nuvens que se destilam em chuva sobre a terra, fazendo crescer a erva nos montes. 9 Os animais devem-lhe o seu sustento; os filhotes dos corvos recebem dele a comida, quando chamam. 10 O Senhor não tem interesse especial na força do cavalo nem nos músculos do ser humano. 11 Tem alegria, sim, naqueles que o temem e naqueles que se apoiam na sua bondade. 12 Ó Jerusalém, louva o SENHOR! Louva o teu Deus, ó Sião! 13 Foi ele quem reforçou as trancas das tuas portas, e deu paz e segurança aos teus habitantes. 14 Trouxe tranquilidade a toda a nação; encheu os teus celeiros de trigo excelente. 15 Envia as suas ordens à Terra e a sua palavra corre velozmente por toda a parte. 16 Faz cair a neve, branca como a lã, e espalha a geada como um manto cristalino. 17 É por ele que o granizo cai sobre a terra e o frio intenso a que ninguém consegue resistir. 18 Mas depois, pela sua palavra, o calor vem derreter tudo: neve, gelo, geada. Os ventos sopram e as águas retomam as torrentes. 19 Ensinou a Jacob as suas leis e todos os seus regulamentos a Israel. 20 Isso ele não fez com nenhuma outra nação; os outros povos desconhecem os seus estatutos. Louvem o SENHOR!

O Livro TM Copyright © 1981, 1999, 2017 by Biblica, Inc. Used with permission. All rights reserved worldwide. “Biblica”, “International Bible Society” and the Biblica Logo are trademarks registered in the United States Patent and Trademark Office by Biblica, Inc. Used with permission.

Nova Versão Internacional
1 Aleluia! Como é bom cantar louvores ao nosso Deus! Como é agradável e próprio louvá-lo! 2 O SENHOR edifica Jerusalém; ele reúne os exilados de Israel. 3 Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. 4 Ele determina o número de estrelas e chama cada uma pelo nome. 5 Grande é o nosso Soberano e tremendo é o seu poder; é impossível medir o seu entendimento. 6 O SENHOR sustém o oprimido, mas lança por terra o ímpio. 7 Cantem ao SENHOR com ações de graças; ao som da harpa façam música para o nosso Deus. 8 Ele cobre o céu de nuvens, concede chuvas à terra e faz crescer a relva nas colinas. 9 Ele dá alimento aos animais, e aos filhotes dos corvos quando gritam de fome. 10 Não é a força do cavalo que lhe dá satisfação, nem é a agilidade do homem que lhe agrada; 11 o SENHOR se agrada dos que o temem, dos que depositam sua esperança no seu amor leal. 12 Exalte o SENHOR, ó Jerusalém! Louve o seu Deus, ó Sião, 13 pois ele reforçou as trancas de suas portas e abençoou o seu povo, que lá habita. 14 É ele que mantém as suas fronteiras em segurança e que a supre do melhor do trigo. 15 Ele envia sua ordem à terra, e sua palavra corre veloz. 16 Faz cair a neve como lã, e espalha a geada como cinza. 17 Faz cair o gelo como se fosse pedra. Quem pode suportar o seu frio? 18 Ele envia a sua palavra, e o gelo derrete; envia o seu sopro, e as águas tornam a correr. 19 Ele revela a sua palavra a Jacó, os seus decretos e ordenanças a Israel. 20 Ele não fez isso a nenhuma outra nação; todas as outras desconhecem as suas ordenanças. Aleluia!