Sprüche 3 | O Livro Nova Versão Internacional

Sprüche 3 | O Livro

Mais benefícios da sabedoria

1 Meu filho, não te esqueças do que te ensinei e guarda no teu coração os meus mandamentos; 2 pois eles te darão uma vida longa e de paz. 3 Mantém na tua vida a bondade e a fidelidade; trá-las contigo, como um colar, e grava-as no teu coração. 4 Assim acharás o favor de Deus e a consideração dos homens. 5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e nunca em ti mesmo. 6 Em tudo o que fizeres, põe Deus em primeiro lugar, e ele te dirigirá nos teus caminhos. 7 Não te consideres sábio aos teus próprios olhos; teme o SENHOR e volta as costas ao mal. 8 Quando assim fizeres, gozarás saúde e vitalidade. 9 Honra o SENHOR com os teus ganhos, com a primeira parte dos teus rendimentos; 10 e ele encherá, a transbordar, os teus celeiros; correrão abundantes os teus vinhos, dos mais finos. 11 Meu filho, não desprezes a correção do SENHOR e não desanimes quando ele te mostrar que estás errado. 12 Porque o SENHOR repreende quem ama, tal como um pai corrige um filho a quem quer muito bem. 13 A pessoa que acha a sabedoria, que adquire a capacidade de avaliar o certo e o errado, essa é feliz. 14 Porque isso é melhor do que grandes riquezas; a sabedoria vale mais do que ouro. 15 É mais preciosa do que pérolas; nada se lhe pode comparar. 16 A sabedoria, por um lado, dá-te uma longa vida; por outro, dá-te riquezas e honra.* 17 Os seus caminhos dão felicidade e paz. 18 É uma árvore de vida, para os que a alcançam; felizes são os que se apegam a ela. 19 Foi com essa sabedoria que o SENHOR firmou a Terra; com a sua inteligência estabeleceu os céus; 20 pelo seu conhecimento, as profundas fontes da Terra abrem-se e as nuvens gotejam. 21 Meu filho, nunca deixes de ter estes dois objetivos: fazer o que é reto e ter bom senso. 22 Porque serão para ti fonte de vida, como joias que adornam o teu pescoço. 23 Então andarás com segurança e sem risco de tropeçares. 24 Poderás deitar-te e adormecer sossegadamente. 25 Não terás que recear catástrofes repentinas, nem a desgraça causada pelos malfeitores. 26 Porque o SENHOR será a tua segurança; guardará os teus pés de ficarem presos. 27 Não te atrases a fazer o bem que deves a alguém, se nada te impedir disso. 28 Não digas: “Olha, fica para outra vez!”, se puderes pagar-lhe logo na ocasião. 29 Não trames o mal contra o teu próximo, pois confia em ti. 30 Não entres em disputas inúteis, particularmente com pessoas que nunca te fizeram mal. 31 Não tenhas inveja de gente violenta nem a imites. 32 Porque o SENHOR tem horror a pessoas assim, mas quer na sua intimidade os que andam retamente. 33 A casa do perverso está sob a maldição do SENHOR, mas os retos beneficiam da sua bênção. 34 Ele rir-se-á dos que fazem troça de tudo, mas favorecerá os humildes. 35 Os que têm sabedoria adquirem honra, mas os insensatos obtêm para si desonra.

O Livro TM Copyright © 1981, 1999, 2017 by Biblica, Inc. Used with permission. All rights reserved worldwide. “Biblica”, “International Bible Society” and the Biblica Logo are trademarks registered in the United States Patent and Trademark Office by Biblica, Inc. Used with permission.

Nova Versão Internacional

Conselhos da Sabedoria

1 Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, 2 pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e darão a você prosperidade e paz. 3 Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. 4 Então você terá o favor de Deus e dos homens e boa reputação. 5 Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; 6 reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará* as suas veredas. 7 Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o SENHOR e evite o mal. 8 Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos. 9 Honre o SENHOR com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; 10 os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho. 11 Meu filho, não despreze a disciplina do SENHOR nem se magoe com a sua repreensão, 12 pois o SENHOR disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem. 13 Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, 14 pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. 15 É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. 16 Na mão direita, a sabedoria garante a você vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra. 17 Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz. 18 A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado. 19 Por sua sabedoria o SENHOR lançou os alicerces da terra, por seu entendimento fixou no lugar os céus, 20 por seu conhecimento as fontes profundas se rompem e as nuvens gotejam o orvalho. 21 Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; 22 trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço. 23 Então você seguirá o seu caminho em segurança e não tropeçará; 24 quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo. 25 Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios*, 26 pois o SENHOR será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha. 27 Quanto for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. 28 Não diga ao seu próximo: “Volte amanhã, e eu darei algo a você”, se pode ajudá-lo hoje. 29 Não planeje o mal contra o seu próximo que confiantemente mora perto de você. 30 Não acuse alguém sem motivo se ele não fez nenhum mal a você. 31 Não tenha inveja de quem é violento nem adote nenhum dos seus procedimentos, 32 pois o SENHOR detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo. 33 A maldição do SENHOR está sobre a casa dos ímpios, mas ele abençoa o lar dos justos. 34 Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes. 35 A honra é herança dos sábios, mas o SENHOR expõe os tolos ao ridículo.