Sprüche 17 | O Livro Nova Versão Internacional

Sprüche 17 | O Livro
1 Melhor é um pedaço de pão seco, mas comido com tranquilidade, do que ter a casa cheia de boa comida, no meio de discussões constantes. 2 Um mordomo inteligente procurará orientar o filho do patrão que procede mal; se o fizer, virá a ter direito a uma parte da herança desses filhos. 3 O ouro e a prata são purificados pelo fogo, mas é só o SENHOR quem purifica os corações. 4 Os pecadores procuram a companhia dos que falam e fazem como eles; todo o mentiroso escuta a língua maligna. 5 Desprezar os pobres é insultar a Deus que criou todos os homens; não ficará sem castigo aquele que se alegra com a desgraça alheia. 6 Para os avós, os netos são a sua coroa de glória, tal como a coroa dos filhos são os pais. 7 Normalmente, não se espera ouvir coisas sensatas da boca dum louco; dum governante também não contamos que falte à verdade. 8 Os presentes funcionam, muitas vezes, como uma chave mágica, alcançando muito para quem os utiliza. 9 A amizade faz esquecer muita coisa mal feita; os que andam sempre a discutir são capazes de separar os melhores amigos. 10 A repreensão dada a uma pessoa sensata é mais eficaz do que cem açoites aplicados a um insensato. 11 Os perversos anseiam a rebeldia; por isso, não deixarão de ter alguém que os castigue severamente. 12 Será menos perigoso ter um encontro com uma ursa enfurecida, a quem roubaram os filhotes, do que com um louco num acesso de fúria. 13 Para quem paga o bem com o mal haverá sempre maldição na sua casa. 14 Começar uma contenda é como abrir uma represa; por isso, o melhor é evitá-la antes que ela rebente. 15 O SENHOR repudia tanto os que fecham os olhos às culpas dos maus como os que condenam os justos. 16 De que serve ao insensato ter dinheiro para comprar sabedoria, se não tem entendimento? 17 Um verdadeiro amigo é sempre leal e é na adversidade que se forma um irmão. 18 É prova de pouco juízo ficar por fiador doutra pessoa e responsabilizar-se pelas suas dívidas. 19 Quem ama a transgressão, ama o pecado; quem se exalta, procura a ruína. 20 O homem de coração perverso nunca será feliz; o de língua mentirosa logo cai em desgraça. 21 Triste coisa é ser-se pai dum filho insensato; o pai de um louco não pode ter alegria. 22 Um coração alegre tem o mesmo efeito dum bom remédio, mas um espírito abatido torna todo o corpo doente. 23 O ímpio aceita presentes em segredo, para desviar o curso da justiça. 24 A sabedoria é o grande objetivo das pessoas sensatas; mas os olhos do louco vagueiam pela Terra, sem saber o que o satisfaz de facto. 25 Um filho insensato é um desgosto para o seu pai; é a amargura para quem o deu à luz. 26 É extremamente mau, quando os governantes castigam os justos, e punem os que agem com honestidade. 27 As pessoas entendidas, que têm conhecimento da vida, sabem quando devem calar-se. 28 Até o tolo é capaz de passar por esperto, quando sabe ficar quieto; quando cala a boca, até pode ser tomado por inteligente.

O Livro TM Copyright © 1981, 1999, 2017 by Biblica, Inc. Used with permission. All rights reserved worldwide. “Biblica”, “International Bible Society” and the Biblica Logo are trademarks registered in the United States Patent and Trademark Office by Biblica, Inc. Used with permission.

Nova Versão Internacional
1 Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes* e muitas brigas. 2 O servo sábio dominará sobre o filho de conduta vergonhosa e participará da herança como um dos irmãos. 3 O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o SENHOR prova o coração. 4 O ímpio dá atenção aos lábios maus; o mentiroso dá ouvidos à língua destruidora. 5 Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo. 6 Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos. 7 Os lábios arrogantes* não ficam bem ao insensato; muito menos os lábios mentirosos ao governante! 8 O suborno é um recurso fascinante para aquele que o oferece; aonde quer que vá, ele tem sucesso. 9 Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos. 10 A repreensão faz marca mais profunda no homem de entendimento do que cem açoites no tolo. 11 O homem mau só pende para a rebeldia; por isso um oficial impiedoso será enviado contra ele. 12 Melhor é encontrar uma ursa da qual roubaram os filhotes do que um tolo em sua insensatez. 13 Quem retribui o bem com o mal jamais deixará de ter mal no seu lar. 14 Começar uma discussão é como abrir brecha num dique; por isso resolva a questão antes que surja a contenda. 15 Absolver o ímpio e condenar o justo são coisas que o SENHOR odeia. 16 De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria? 17 O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. 18 O homem sem juízo com um aperto de mãos se compromete e se torna fiador do seu próximo. 19 Quem ama a discussão ama o pecado; quem constrói portas altas* está procurando a sua ruína. 20 O homem de coração perverso não prospera, e o de língua enganosa cai na desgraça. 21 O filho tolo só dá tristeza, e nenhuma alegria tem o pai do insensato. 22 O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos. 23 O ímpio aceita às escondidas o suborno para desviar o curso da justiça. 24 O homem de discernimento mantém a sabedoria em vista, mas os olhos do tolo vagueiam até os confins da terra. 25 O filho tolo é a tristeza do seu pai e a amargura daquela que o deu à luz. 26 Não é bom castigar o inocente, nem açoitar quem merece ser honrado. 27 Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno. 28 Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento.